steve-jobs-da-apple


Além de todas as características comentadas por aqui anteriormente que os empreendedores deveriam possuir, uma se destaca, a paixão pelo seu negócio.

Não apenas a paixão por manter uma porta aberta, e sim a paixão como parte da cultura da empresa, buscando incansavelmente potencializar as vantagens de sua empresa; Pense nesta paixão como a que você possui por um hobbie, sempre procuramos entender um pouco mais sobre nossos hobbies, adquirir o que tem de melhor e fazemos tudo isto com alegria, o mesmo deve acontecer aos negócios. Podemos observar a paixão nos negócios em algumas empresas como:

Apple: Possui paixão em tecnologia e em proporcionar soluções simplistas dentro da tecnologia.

BMW: Possui paixão em desenvolver grandes experiências para os condutores dos seus veículos.

Sony: Possui paixão em estar sempre na vanguarda da tecnologia em entretenimento.

Assim é importante que você conduza um negócio que você ama e entende, assim você sempre estará disposto a fazer um esforço extra para proporcionar a melhor solução das necessidades das pessoas que o cerca, assim sua paixão vai brilhar como brilhou destas empresas, naturalmente.

Você também pode gostar:


Siga o autor pelo @claudiohenrique
Clique na imagem para ver em tamanho real.

Estrutura da inteligência emocional de Goleman

Você também pode gostar:


Siga o autor pelo @claudiohenrique

notebook

A Internet é uma ferramenta incrível, permite uma troca de informações em uma velocidade incrível, além de proporcionar uma conexão próxima a quase todos os contatos importantes para sua empresa, porém todo este tamanho e recursos podem causar uma morte na nossa produtividade, diminuindo nosso tempo útil de trabalho, assim vou deixar algumas dicas para melhorar nossa produtividade na internet.

Desligue o mensageiro eletrônico: Seja ele o Skype, MSN ou mesmo o antigo ICQ, todas estas ferramentas acabam criando um atraso grande em conversas muitas vezes desnecessárias, use apenas quando realmente precisar conversar com um contato para resolver algum problema relevante a sua tarefa.

Evite manter as redes sociais como o Facebook e Twitter abertos: Deixar a pagina do Facebook aberta é um convite a perda de concentração, além de possuir um chat próprio que como já dito é prejudicial, o constante compartilhamento de material coisa que acontece também com o Twitter fora do contexto do seu trabalho pode absorver muito do seu tempo útil, então monitore as redes sociais mais faça isto em um tempo determinado como no horário do lanche, não o tempo todo.

Tenha uma boa politica de verificação de e-mails: O e-mail é uma grande ferramenta, mais outra que pode tomar muito do seu tempo útil, evite verifica-los constantemente, uma vez que ao contrario de um telefonema, quem enviou o e-mail não espera uma resposta instantânea e tem consciência disto, verifique em horários pré-determinados e foque em os e-mails relevantes as suas tarefas.
Acredito que com estas dicas sua produtividade na internet aumente muito, e você o que nos sugere?


Você também pode gostar:


Siga o autor pelo @claudiohenrique

arte da guerra

Clique na imagem para ver em tamanho real.

Você também pode gostar:


Siga o autor pelo @claudiohenrique
franchising
Muitas vezes começar uma empresa do zero pode ser trabalhoso e passar longe de ser a melhor opção para você ter seu próprio negocio, assim você pode ter sucesso adquirindo uma Franquia. Franquias são modelos de negocio onde você compra o know-how da franqueadora para o negocio, que envolve o nome, produtos e serviços, auxilio na gestão entre outros, assim vou hoje enumerar alguns contras e prós para você que quer adquirir uma franquia.

Prós

· Já houve experimentação: A Franquia geralmente vem do sucesso de uma empresa que usou este sistema para se expandir, ou seja, é um modelo de negocio de sucesso.

· Suporte ao franqueado: Muitas franquias oferecem um pacote de auxilio em diversos aspectos ao franqueado, desde ajuda no visual merchandising até ao desenvolvimento de fluxos de caixa.

· Poder da marca: As franquias trabalham forte sua marca, estando em evidencia em diversos meios de comunicação, e suas ações de marketing conjunta tem muita força.

· Chance de encontrar bons colaboradores: Com a força da marca pode trazer bons funcionários que são atraídos pelo poder da mesma.

· Custos reduzidos de estoques: A franquia geralmente compra em nome de todos os seus clientes, ou seja, seu poder de barganha costuma ser muito forte, o que possibilita preços menores de matéria prima.

Contras

· Liberdade menor: A franquia te limita em diversos aspectos dentro do seu modelo de negócios, assim como exigem compartilhar diversas informações financeiras.

· Alto valor financeiro: Nem sempre comprar uma franquia esta ao alcance de todos, sendo mais cara se comparada a abertura de um negocio de forma independente.

· A franquia pode falir: E com isto levar juntos seus franqueados, exigindo assim uma boa pesquisa anterior.

· Pagamentos de Royalties: Além do custo de aquisição da franquia, ainda é necessário pagar Royalties na maior parte das franquias, o que diminui seu lucro.

E então, para você a franquia é um bom ou mal negócios, quais outros prós e contras você pode sugerir a quem esta estudante seguir este modelo de negócios?


escolher-nome-235x258
Uma das partes mais complexas ao iniciar um negocio é escolher o nome comercial da empresa, uma vez que ele possui a identidade de sua empresa. Para alguns pode ser uma atividade simples e rápida, porém se você tem dificuldades vou deixar algumas perguntas para auxiliar a escolha do nome:
· Qual mensagem você quer passar com o nome da empresa?
· Você deseja ter um nome simples de pronunciar? Único? Diretamente relacionado a algum valor da empresa?
· Relacionado ao nome dos seus concorrentes, o que gosta e o que não gosta?
· Quais os nomes das empresas que você gosta? O que faz gostar deles?
· Seu nome pode ser transformado no logotipo da empresa?
Ao responder estas perguntas você vai conseguir visualizar o caminho a se seguir para a escolha do nome de sua empresa.

Olá a todos que visitam o papo de empresário regulamente, apos algum tempo parado, o blog faz parte de um novo projeto, voltado para pequenas empresas, empreendedores e estudante de administração, o novo endereço do blog éhttp://www.empreendedorama.com, espero encontrar todos vocês lá.

Esta semana apresentamos a abordagem SMART para desenvolver melhor nossas metas, esta ferramenta pode ser vista clicando aqui, hoje vou apresentar um mapa mental que ajuda  a reforçar e a montar um plano de metas para sua equipe.

Clique na imagem para ver em tamanho real.
Metas SMART
goals-dart-bullseye

Definir metas e objetivos é uma das muitas responsabilidades dos gestores, porém nem todos conseguem resultados nesta tarefa o que pode causar diversos problemas, já que saber onde se vai é o mais importante ao conduzir alguém, assim vou mostrar hoje uma ferramenta de gestão para auxiliar no desenvolvimento de metas, a metodologia SMART.

SMART é um acróstico para os termos em inglês: Specific, Measurable, Archievable, Relevant e Time-bound que em português seria especifico, mensurável, alcançável, relevante aos objetivos e baseada no tempo, vamos entender cada uma delas:

S Especificas: Seu objetivo deve mostrar o que realmente você deseja alcançar, assim quanto mais especifico for, melhor será o foco da sua equipe, por exemplo, ao invés de ter uma meta assim: “Conseguir mais clientes.” É melhor ter uma especifica assim: “Conseguir 10 novos clientes no próximo mês.”

M Mensurável: Tão importante quanto ter uma meta especifica é conseguir medir ela, uma vez que só é possível controlar o que conseguimos medir, ou seja, nada de metas onde não se pode criar um indicador para acompanha-la, seria como disputar uma partida de algum esporte sem conseguir medir os pontos, é totalmente desmotivador.

A Alcançáveis: Não adianta sonhar alto e tentar ter uma meta maior que a capacidade do seu negocio, suas metas tem que ser feitas sobre um cenário possível, nada de planejar ser a maior empresa do ramo em um ano, pois muitas vezes você não vai ter os recursos disponíveis para tal, então tenha metas alcançáveis e de preferencia divididas em etapas.

R Relevante: Seus objetivos devem ser relevantes ao cenário atual que esta inserida sua empresa, procurar aumentar suas vendas em um ambiente que possuem novos concorrentes pode não ser o ideal, seus objetivos devem ser relevantes a sua realidade de mercado.

T Baseadas no tempo: O tempo é o limitador que possibilita sua equipe a correr atrás dela, toda meta sem um tempo limite é fadada a fracassar.