Existem horas que a carga de trabalho vai pesar, seja para o empreendedor na pesquisa e elaboração de seu plano de negócios e busca pela sua viabilização, o pequeno empresário em épocas de grande volume de negócios ou de situações de risco, e para o estudante na elaboração de pesquisas e épocas de exames, nestes momento costumamos entrar em uma espiral de esforço e estresse que nos desgastam profundamente, assim vou deixar 5 dicas para tentar aliviar toda este estresse.

·         Priorizar: Você não pode fazer mil coisas ao mesmo tempo, todos o problemas, tarefas e pendências não podem ser resolvidos ao mesmo tempo. Assim crie uma lista e coloque as prioridades, elas podem variar de pessoas para pessoas, porém eu sempre aconselho a priorizar tudo aquilo que esta segurando outras tarefas e que podem causar o maior dano. Por mais informal ou amador que seja sua lista de pendencias, mantenha uma e procure realizar o que for mais importante.

·         Procure melhorar os canais de comunicação: Muito dos problemas podem vim de ruido excessivo na comunicação, desde ordens que não são compreendidas, e-mails mal elaborados para orientadores, tudo isto causa muitos problemas para você em suas responsabilidades, procure marcar com destaque contatos importantes e evite desperdício de tempo com contatos que não estão vinculado as dificuldades do momento, escreva e fale de forma clara e objetiva.

·         Tire um tempo para descansar o corpo e a mente: Você pode passar uma eternidade terminando um projeto no prazo ou fazendo uma hora extra na empresa, porém eu sempre me pergunto o quão eficiente podemos ser fadigados, aconselho sempre a tirar um tempinho no dia para relaxar e desligar um pouco, tente fazer seu lanche fora do ambiente de trabalho, ou convide um amigo para o almoço, faça uma atividade física, tão importante quanto trabalhar é ser eficiente.

Não chore o leite derramado


·         Compreenda que coisas erradas acontecem: Muitas vezes nos desgastamos muito por sofrermos perdas e derrotas, no trabalho e estudos, porém isto será algo que vai nos acompanhar por toda a nossa vida profissional e acadêmica, o importante é nos preparamos para não sermos pegos pelo mesmo problema, e tentar antecipar os próximos baseado em nossas experiências, ficar chorando o leite derramado não vão fazer as coisas voltarem, então não se cobre tanto.

·         Não seja orgulhoso em procurar ajuda: Algumas vezes você não vai conseguir fazer tudo sozinho e ajuda será necessária, desde professores particulares até consultores, ou mesmo psicólogos para momentos de extremo estresse, toda ajuda é importante nestes momentos, e não é nenhum contra utiliza-la.

E você quais dicas pode dar para aqueles que estão passando por uma situação destas? Participe!

Você também pode gostar: