Está começando a empreender: Saiba o que perguntar ao contador

, , No Comments
A escolha de um contador confiável e competente é uma importante tarefa para quem esta começando um empreendimento. Uma vez que este é um dos personagens mais importantes entre os stakeholdersda empresa. Ele não é apenas responsável pelo trabalho de coleta de informações fiscais na sua empresa, mas também pode ser um importante parceiro para moldar a estratégia financeira e organizacional da organização.
Para quem está começando, acredito que quatro características sejam  fundamentais para a contabilidade da pequena empresa. São elas:

  • Conhecimento sobre Tributação;
  • Entender como funciona o fisco;
  • Saber lidar de forma eficiente com o fisco; e
  • Ter um conhecimento amplo de práticas que possam melhorar a pequena empresa.
Outra ação importante que o empreendedor deve ter em conta é procurar uma contabilidade que veja sua empresa como um foco. Ou seja, que não tenha milhares de clientes para cuidar. Neste caso, as pequenas contabilidades são mais indicadas.
Abaixo seguem algumas perguntas que vão lhe ajudar a escolher melhor o contador de sua empresa:
  • Qual tipo de sociedade é melhor para minha empresa? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
  • Onde estão os melhores financiamentos de fomento? Você pode me ajudar a encontrar?
  • Você vai me auxiliar a planejar e cuidar das questões trabalhistas da minha empresa?
  • Quais registros e métodos preciso ter para participar de licitações?
  • Você me ajudaria a montar um fluxo de caixa?
  • Você pode me ensinar sobre os termos contábeis e ser um conselheiro para minha empresa?
Existem muitas outras questões para serem perguntadas, porém coloquei as que considero mais importante neste tópico. Peço ao leitor que coloque outra questões importantes a serem feitas ao contador, direto nos comentários deste post.
E para finalizar, é importante ressaltar que a relação entre contador e empreendedor é conduzida por uma única palavra:Confiança. Ela é que possibilita a harmonia entre as partes e a sustentação para todas as ações.

0 comentários:

Postar um comentário