5 perguntas estratégicas que são fundamentais para as pequens empresas

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Hoje irei deixar apenas 5 perguntas que o grande Jack Welch, em minha opinião um dos maiores gestores do nosso tempo fazia para suas unidades de negócios e que podemos orientar para um pensamento estratégico:


Como esta seu envolvimento na competição global do seu setor?

Você consegue ver sua empresa inserida em um mercado global ou apenas mais uma em uma micro região? Saiba que hoje qualquer empresa pode atuar e influenciar diferentes mercados graças aos avanços de logística, comunicação e padronização e operações, regras e métodos. Então comece a ver sua empresa como uma empresa global indiferente do seu porte.

Nos últimos 3 anos, o que seus competidores fizeram?

Como você tem monitorado seus concorrentes? Eles são uma das forças de maior influencia em seu negocio, então não deixe de saber quais foram suas principais ações.

E no mesmo período, o que você tem feito?

E o que você tem feito neste período? É importante que não apenas você tenha respondido a ações dos concorrentes como também tenha criado barreiras para poder blindar seu mercado.



Como eles podem lhe atacar no futuro?

Como você vê a possibilidade de crescimento futuro de seus concorrentes, o que eles podem fazer ou quais mercados eles podem entrar, quais são suas principais vantagens e forças.

E quais são seus planos para poder vencê-los?

Agora como você pode se preparar para poder atacá-los, ganhar market share e diminuir a influencia de seus concorrentes.

E você empresário como responderia estas perguntas?


3 comentários:

  1. muitas vezes a melhor maneira de vence-los é mudar de ramo hehehe

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  2. Para inserir-se no mercado, primeiramente deve-se pesquisar e analizar a tendência e o que o produto a ser lançado refletirá ou quem é o principal público alvo.

    Discordo com a resposta do amigo a cima. Quem faz o mercado somos nós consumidores. Para que serve estratégia de vendas? Marketing? pesquisa de mercado? inovação? diferencial e referencial? bom, tudo isso é a forma de agradar seu cliente e se manter no ramo, mercado, etc.


    Como diz o Slogan: Brasil, um país de todos! O sol brilha para todos, mas nem todos veem o brilho do sol.

    Espero ter contribuido para algo.


    Edlael G. L. Marques - edlmarquesconsultor@hotmail.com

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  3. Boa contribuição Edlael, concordo que existem oportunidades para todos, basta sermos profissionais acima de tudo.

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