Série especial: Gerenciamento de projetos para pequenas empresas – Principais fases dos projetos

, , 1 comment



O que são o que não são projetos

Um dos primeiros conceitos que é necessário a organização que vá trabalhar com gerência de projetos é compreender quais atividades são projetos e quais são operações. Se for observar bem o conceito dos projetos, fica fácil separar um do outro, vamos observar, por exemplo, uma rotina diária para manutenção de um equipamento, ele não é temporário, uma vez que ele é feito diariamente e não em um tempo determinado, ou seja, é um trabalho continuo, agora para adquirir e instalar a maquina você provavelmente se deparou com uma situação mais próxima de um projeto, uma vez que não representa um trabalho continuo, ele tem começo, meio e fim, além de criar um resultado único.

Então vimos que operações e projetos são diferentes, uma forma simples para não se confundir é pensar que os processos são aquelas atividades continuas e rotineiras dentro da empresa, como pagamento de colaboradores, limpeza, compra de insumos, fabricação ou comercialização, tudo isto são processos.

Quais são as principais fases dos projetos

Existem projetos de todas as formas e tamanhos, desde o planejamento de um pequeno evento a criação de um novo veiculo espacial, mas independente do tamanho dos projetos, todos eles tendem a seguir cinco principais processos em conseqüência das boas praticas em projetos que são:

  • Iniciação: Este é o primeiro processo de qualquer projeto, nele são desenvolvidos quais os objetivos principais do projeto, principais pessoas envolvidas no financiamento do projeto, ou seja, todos os atributos de alto nível do projeto.
  • Planejamento: Aqui é onde você vai planejar e compreender como você vai desenvolver o projeto, quais colaboradores serão alocados, mensurar os custos de vários processos, criarem planos de contingência, entre outros.
  • Execução: Esta é a parte do projeto onde existe o maior número de trabalho, é onde o trabalho é feito.
  • Monitoramento e controle: Esta é uma parte fundamental de todo projeto que busca chegar o mais próximo do proposto inicialmente, é onde a qualidade é alcançada, com o monitoramento e o controle, a fim de não deixar os problemas acabarem com o projeto.
  • Encerramento: Aqui é onde uma das características do projeto toma forma, que é sua natureza finita, é onde ele é encerrado e entregado para o patrocinador.



Estas foram os processos fundamentais de todos os projetos, nos vamos aprofundar cada um deles a cada semana, além de apresentar conceitos mais práticos, então até semana que vem onde vamos tratar de algumas limitações do projeto e do business case, uma importante ferramenta para os projetos.

Veja também:

Siga o autor pelo @claudiohenrique

Um comentário:

  1. faça de uma oportunidade o seu grande diferencial. sai na frente ;http://hotmart.net.br/show.html?a=B3454630V

    ResponderExcluir