Prós e contras para quem deseja abrir uma Franquia
Muitas vezes começar uma empresa do zero pode ser trabalhoso e passar longe de ser a melhor opção para você ter seu próprio negocio, assim você pode ter sucesso adquirindo uma Franquia. Franquias são modelos de negocio onde você compra o know-how da franqueadora para o negocio, que envolve o nome, produtos e serviços, auxilio na gestão entre outros, assim vou hoje enumerar alguns contras e prós para você que quer adquirir uma franquia.
Prós
· Já houve experimentação: A Franquia geralmente vem do sucesso de uma empresa que usou este sistema para se expandir, ou seja, é um modelo de negocio de sucesso.
· Suporte ao franqueado: Muitas franquias oferecem um pacote de auxilio em diversos aspectos ao franqueado, desde ajuda no visual merchandising até ao desenvolvimento de fluxos de caixa.
· Poder da marca: As franquias trabalham forte sua marca, estando em evidencia em diversos meios de comunicação, e suas ações de marketing conjunta tem muita força.
· Chance de encontrar bons colaboradores: Com a força da marca pode trazer bons funcionários que são atraídos pelo poder da mesma.
· Custos reduzidos de estoques: A franquia geralmente compra em nome de todos os seus clientes, ou seja, seu poder de barganha costuma ser muito forte, o que possibilita preços menores de matéria prima.
Contras
· Liberdade menor: A franquia te limita em diversos aspectos dentro do seu modelo de negócios, assim como exigem compartilhar diversas informações financeiras.
· Alto valor financeiro: Nem sempre comprar uma franquia esta ao alcance de todos, sendo mais cara se comparada a abertura de um negocio de forma independente.
· A franquia pode falir: E com isto levar juntos seus franqueados, exigindo assim uma boa pesquisa anterior.
· Pagamentos de Royalties: Além do custo de aquisição da franquia, ainda é necessário pagar Royalties na maior parte das franquias, o que diminui seu lucro.
E então, para você a franquia é um bom ou mal negócios, quais outros prós e contras você pode sugerir a quem esta estudante seguir este modelo de negócios?
0 comentários:
Postar um comentário