Dicas para se criar um hábito de leitura

, , 4 comments


Uma coisa comum a todo estudante ou concurseiro é a sua necessidade alta de ler muito e principalmente ser eficiente neste processo. O que nem sempre é verdade já que muitas pessoas tem dificuldade de ser concentrarem ou de serem eficientes na hora da leitura, sendo assim vou apresentar algumas técnicas e dicas para melhorar a eficiência na hora de ler:

  • Tenha uma hora especifica para ler: Para quem ainda não tem o hábito de leitura é importante procurar criar um incentivo para o mesmo, no caso eu sempre aconselho a pessoa a tirar um prazo determinado do dia para isto, por exemplo, tirar meia hora todo dia a noite para ler, porém o importante para esta dica dar certo é você no momento que for ficar este tempo com o livro não esteja com nada que possa tirar sua atenção próximo a você, assim mesmo que realmente não tenha muita paciência para a leitura ao menos vai ficar quieto com o livro e vai perceber que entre não fazer nada e ler, a ultima opção é bem melhor.
  • Comece lendo o que você gosta: Não adianta tentar ler aquele pesado manual de administração de produção se você não tem nenhum hábito de leitura, para melhorá-lo é importante que você comece a ler o que realmente tem interesse, como por exemplo, a biografia de algum ídolo, revistas de temas que gosta e afins.
  • Mantenha o fluxo de leitura: Quando estiver lendo um capitulo ou uma pagina tente ler a mesma até o final, mesmo que não tenha entendido uma ou outra palavra,  assim você mantém um ritmo mais rápido de leitura e ao terminar o capitulo pode procurar o significado das palavras(muitas vezes você pode entender o significado de uma palavra ou expressão por conta do restante do texto).
  • Não tome notas durante a leitura: Sempre tenha o hábito de ler inicialmente o texto para so depois ler o mesmo tomando nota, é importante primeiro compreender o todo(o texto inteiro) para depois se focar em alguma parte especifica.
  • Prefira destacar palavras chaves do que textos inteiros: Pior que nunca tomar nenhuma nota em um texto é marcar quase o texto inteiro, assim procure quando for tomar nota tentar destacar as palavras chaves dentro do texto, o que facilita encontrá-las e deixa o processo mais intuitivo.
  • Tenha paciência: Não conseguimos um novo hábito em apenas um dia, mais conseguimos tentando um pouco todo dia, então sempre leia mesmo que seja pouco e em breve conseguirá ler muito e em uma ótima velocidade.
 Veja também:

Siga o autor pelo @claudiohenrique


4 comentários:

  1. Gostei muito das dicas e compartilhei com meus colegas de trabalho. Sou estudante atraído por livros, no entanto gosto de te-los e o habito da leitura, estou cultivando aos poucos mais com as dicas fica mais fácil se organizar. Muito bom e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gonzalo, realmente é uma habito que se é conquistado um passo por vez, porém depois a quantidade de informação que poderá absorver de forma rápida vale o esforço.

      Excluir
  2. Olá Cláudio, gostei muito do seu texto. Gostaria de saber se posso publicá-lo no meu blog. Claro que vou colocar os créditos com seu nome e link do post original! Parabéns! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela o material do site é aberto e pode ser reproduzido desde que seja citada a fonte.

      Excluir