Dicas para sua primeira contratação

, , No Comments


Você planejou, desenhou seu plano de negócios, conseguiu o investimento inicial e fez todo o resto  que estava no plano de negócios e finalmente vai iniciar seu novo negocio, porém ainda falta uma importante parte a contratação de novos funcionários.

Pode não parecer, mais a escolha dos funcionários que vão compor seu quadro inicial é de extrema importância para o sucesso de sua empresa, querendo ou não são eles que vão estar ligados diretamente aos primeiros clientes, além de serem os primeiros a transmitir os valores da empresa.

Pensando nisto hoje vou dar algumas dicas para sua primeira contratação:

  • Se pergunte o máximo possível sobre o cargo que quer criar: Antes mesmo de tirar a ideia do papel você tem que simular ela o máximo possível, observar cada detalhe do cargo e observar se realmente as competências que você procura para aquele cargo são realmente as melhores, se existe interação  entre os cargos, qual o custo deste funcionários, sua empresa possui já no inicio caixa para pagar estes funcionários ou será necessário um bom fluxo inicial para isto? Quando mais perguntas e respostas, mais a fundo for, melhor será seu plano de cargos e salários e mais informações vai ter sobre o que procurar na entrevista dos novos funcionários.
  • Confie em seu networking: Sua rede de contato pode trazer mais benefícios para sua empresa do que você imagina, podem indicar bons funcionários e lhe passar experiência sobre outros canais de contratações como os sites de empregos.
  •  Não tenha pressa: Não contrate todos os funcionários de uma vez. Observe primeiro o nível de demanda, e tente sempre aperfeiçoar o máximo possível o trabalho dos funcionários atuais, contrate temporariamente em tempos de alta demanda em empresas que possui maiores picos de sazonalidade e tente manter a empresa o mais enxuta possível. Contrate apenas quando realmente a demanda for mais forte que sua capacidade.
  • Terceirize sempre que não for sua competência: Muitas vezes a empresa tem que gastar tempo e recursos com funcionários que não empenham uma função ligada diretamente a seu negocio, neste caso busque a terceirização sempre que possível.
  •  Observe se esta tudo de acordo com a lei: Existem muitas leis e regulamentos que a empresa tem que seguir ao contratar seus primeiros funcionários e aconselho não fugir desta responsabilidade, os danos causados por um passivo trabalhista podem lhe causar muitos problemas no futuro.


  • Contrate alguém com quem goste de trabalhar: Por mais produtivo que seja um funcionário, não compensa mantê-lo em uma pequena empresa se ele não for uma pessoa agradável, principalmente quando você vai ter que conviver bastante tempo com ele, aqui também é importante conhecer os antecedentes do funcionário, e suas motivações.


E você? Quais dicas podem nos dar sobre a primeira contratação?

0 comentários:

Postar um comentário