5 Perguntas para quem desejar exportar

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A globalização permitiu que um leque maior de empresas conseguisse acessar o mercado internacional. Dentre estas as pequenas empresas estão conseguindo parcelas significativas de retorno dentro deste mercado. Porém antes de iniciar o processo de exportação, algumas perguntas devem ser feitas a respeito dos processos e dos produtos. 


·         O produto e sua embalagem estão de acordo com todos os requisitos regulamentadores do país na qual se esta explorando?

É de extrema importância conhecer o país no qual se esta exportando, principalmente quando se observa toda a regulamentação para com os produtos, por exemplo, na União Européia a aguardente exportada não pode ter sido curtida em toneis de cobre, o que é comum no Brasil, sendo que para a exportação é preciso adaptar este processo.

·         Será que seus produtos estão em conformidade com as normas sociais, culturais e religiosas do país na qual se espera exportar?

Já pensou no problema que seria exportar carne bovina para a Índia, provavelmente além da demanda mínima pelo produto, sua empresa seria hostilizada pelos moradores, da mesma forma seria a venda de produtos de exporte de inverno para o Brasil, seriam produtos que não teriam saída. Quanto menos se conhece dos contextos culturais, religiosos e sociais de um país, maior será a possibilidade da oferta de um produto falho.



·         Qual a origem da demanda pelo seu produto?

Não se pode adentrar em um novo mercado como um aventureiro é necessário uma pesquisa anterior que demonstre a necessidade de seus produtos ou serviços. É importante a empresa já possuir uma demanda certa dentro deste mercado para que se possa fazer um teste menos oneroso para a mesma.
·         Como você pensa em fazer o pós-venda?

As ferramentas de CRM sempre ficaram mais complexas em transações internacionais, principalmente se a empresa não tiver uma subsidiaria no país de venda, neste caso é importante que a mesma firme parcerias para terceirizar para os representantes as ações de pós-venda, uma vez que ficaria muito caro manter os processos de CRM no país de origem.

·         Quais serão suas políticas de recebimento?

Cada país possui uma cultura de pagamento diferente, alguns países prismam por manter compras a prazo, outros já possuem uma cultura de compras a vista, outros necessitam de carência maior. A empresa deve conhecer bem a cultura de pagamento daquele país e projetar seus ciclos financeiros para se adequar as peculiaridades daquele país.


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