Para uma pequena empresa o fluxo de caixa talvez seja um dos principais fatores que influencia o sucesso e a sobrevivência dela, mas infelizmente não tem a devida atenção, o que pode trazer inúmeros problemas para a mesma.

O fluxo de caixa é formado por todas as entradas e saídas financeiras da empresa, seu monitoramento é importante para que existam fundos suficientes para arcar com os compromissos, evitando assim o endividamento com linha de crédito de terceiros, e o mais importante, a capacidade de gerar informações relevantes para a gestão financeira como um todo.


É extremamente gratificante ver sua pequena empresa completar o primeiro ano de vida, quem já passou pela experiência sabe como podem ser adversas as dificuldades encontradas no primeiro ano. O esforço inicial, as dificuldades encontradas para manter o caixa, conquistar clientes, enfrentar os concorrentes, entre tantos outros desafios que deixam a maior parte das pequenas empresas pelo caminho no primeiro ano, mas que foram conquistados pela sua empresa.


Esta pergunta pode parecer meio boba no inicio, mas você realmente sabe quem são seus concorrentes? A pouco tempo uma montadora vinculou um comercial onde mostrava justamente sua preocupação com o gasto em comunicação de seus clientes, ou seja, ela passou a entender que outras empresas fora do seu circulo de concorrência direta estão comprometendo a renda de seus clientes. Este cenário também pode ser percebido dentro do universo das pequenas empresas. Se você possui uma loja de varejo, pode apontar algumas outras lojas dentro do seu raio de atuação que diretamente faz concorrência com sua loja, procurando o dinheiro e o credito que os clientes possuem. Neste caso todos estão oferecendo produtos e serviços semelhantes, porém o buraco é mais embaixo, pois existe muito mais concorrência do que aquela direta.

O consumo consciente esta em alta. Temas relacionado ao meio ambiente como aquecimento global, diminuição da emissão do carbono, reciclagem, reflorestamento, estão em alta. A conseqüência disto é a criação de um novo padrão de compra por parte dos consumidores, a alternativa por produtos e empresas ditas ecologicamente corretas.

Até mesmo a gigante do setor do e-commerce, a Amazon, esta seguindo esta tendência com a criação da sua nova categoria chamada de Amazon Green. Agora os consumidores podem marcar aqueles produtos que consideram “Verdes”, assim ela espera conseguir atingir de forma mais eficaz este novo nicho de mercado.

É importante para a PME procurar sempre analisar os movimentos das grandes empresas, isto possibilita a mesma a analisar as novas tendências de mercado. Em relação ao mercado “Verde” eu deixo aqui as seguintes sugestões.



Se você perguntar para a maioria dos gerentes e estudantes de administração qual a principal razão da existência de uma empresa, você vai ter quase que a unanimidade que a razão é o lucro. Numa visão mais superficial eles estariam certos, porém a razão da existência de um negocio vai muito além apenas do lucro, ele existe para satisfazer uma necessidade, sendo assim o lucro é apenas o resultado.

Olhando por esta forma é possível entender porque tantas empresas nascem no Brasil e qual o motivo leva tantas empresas a fechar em seus primeiros anos de vida, não é apenas os fatores ligados a falta de capital de giro, preparação ou informação, mas principalmente por entrarem em um mercado sem procurar atender uma necessidade especifica dele, sendo apenas mais uma empresa dentro daquele universo sem destaque algum.





As pequenas e médias empresas quando são constituídas possuem limitações em relação ao seu RH, isto faz com que o processo de contratação deva sempre ser feito de forma trazer para a empresa colaboradores que poderão ajudar a alavancar a empresa podendo assim crescer junto a ela.

Assim vou listar quais são as habilidades que considero mais importante a serem observadas na contratação de novos funcionários.



Criatividade: A capacidade de estar sempre tendo novas ideias para velhos problemas é uma das qualidades das pequenas empresas.