Quem são seus concorrentes?

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Esta pergunta pode parecer meio boba no inicio, mas você realmente sabe quem são seus concorrentes? A pouco tempo uma montadora vinculou um comercial onde mostrava justamente sua preocupação com o gasto em comunicação de seus clientes, ou seja, ela passou a entender que outras empresas fora do seu circulo de concorrência direta estão comprometendo a renda de seus clientes. Este cenário também pode ser percebido dentro do universo das pequenas empresas. Se você possui uma loja de varejo, pode apontar algumas outras lojas dentro do seu raio de atuação que diretamente faz concorrência com sua loja, procurando o dinheiro e o credito que os clientes possuem. Neste caso todos estão oferecendo produtos e serviços semelhantes, porém o buraco é mais embaixo, pois existe muito mais concorrência do que aquela direta.


Para entendermos a dimensão desta concorrência é preciso entender que não somos apenas nos a disputar o dinheiro do cliente, mas todo comercio ou prestadora de serviços estão no mesmo barco, o que agrava ainda mais a situação é que o dinheiro dos clientes é finito e isto não permite a ele fazer sempre múltiplas escolhas, por exemplo, se você possui uma pizzaria, ao sair à noite o cliente pode fazer a seguintes escolhas:

*Ir ao supermercado e comprar uma pizza pre-assada e fazer em casa.
*Ir ao cinema
*Ir a alguma festa local
*Procurar um outro tipo de lanchonete

Em relação a estas opções o dinheiro pode ir para qualquer uma delas, se ele esta procurando lazer qualquer uma destas ações podem suprir a necessidade dele. Se forem observados outros tipos de negócios, como o caso de livrarias, a concorrência pode ser ainda maior principalmente por conta do surgimento de novas mídias como os livros em áudio e o aumento das vendas online onde qualquer pessoa pode comprar do mundo todo.



Mas então o que devemos fazer:

*Descobrir quem mais esta competindo pelo dinheiro dos clientes
*Descobrir o que estão vendendo aos clientes
*Procurar vender novos produtos e serviços aos clientes
*Procurar novas formas de conhecer os clientes
*Entender quais os padrões de compra dos clientes

Com isto você vai conseguir criar um foco mais competitivo para seu negócio e com isto criar mecanismos para adequar suas estratégias para atingir com mais eficiência os seus mercados alvos.


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