Um papo rapido sobre o cliente e o lucro

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Se você perguntar para a maioria dos gerentes e estudantes de administração qual a principal razão da existência de uma empresa, você vai ter quase que a unanimidade que a razão é o lucro. Numa visão mais superficial eles estariam certos, porém a razão da existência de um negocio vai muito além apenas do lucro, ele existe para satisfazer uma necessidade, sendo assim o lucro é apenas o resultado.

Olhando por esta forma é possível entender porque tantas empresas nascem no Brasil e qual o motivo leva tantas empresas a fechar em seus primeiros anos de vida, não é apenas os fatores ligados a falta de capital de giro, preparação ou informação, mas principalmente por entrarem em um mercado sem procurar atender uma necessidade especifica dele, sendo apenas mais uma empresa dentro daquele universo sem destaque algum.





Como Peter Drucker argumentou, a real razão de um negocio é a criação de um cliente, e isto é possível através do suprimento de uma necessidade ou desejo do mesmo, ele também argumenta que a visão puramente voltada ao lucro não é apenas errada mas também prejudicial.

Mas então o lucro não é importante? A resposta é sim, ele é importante mais não apenas como fim, mas principalmente como indicador, pois ele indica se o posicionamento, as estratégicas e os valores constituídos para aquela empresa foram realmente eficazes na sua proposta.

Então para a empresa poder se diferenciar em meio ao universo de novas empresas que nascem todos os anos, ela deve além de suprir aquela cartilha básica que todos conhecem(ter informação sobre o negócios, ficar de olho no fluxo de caixa, buscar nichos ainda não explorados) procurar ter como principal objetivo o de satisfazer as necessidades e desejo do cliente tendo uma remuneração sustentável por isto. Assim devemos adotar aquela estratégia que melhor possa fornecer uma solução para os clientes.


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