brainstorming
O Brainstorming é uma das ferramentas mais incríveis da administração, ela possibilita gerar muitas ideias que dificilmente o empreendedor ou seus gerentes conseguiriam sozinho, uma vez que ele utiliza da opinião de pessoas de todos os setores da empresa. Muitas vezes as ideias para resolver um problema saem dos colaboradores que não temos costume de questionar sobre determinado problema, isto torna a ferramenta um importante motor para inovação dentro da empresa. Assim hoje vou mostrar o modelo que utilizo para fazer sessões de Brainstorming.
Numero de participantes: Gosto de utilizar um numero de 6 a 12 pessoas, para um problema amplo ou 4 a 8 para um problema mais localizado dentro da empresa. Aconselho terem colaboradores fora do setor que gerou o problema.
Local e ferramentas: Uma sala tranquila com uma boa mesa redonda ou onde todos tenham o mesmo espaço, será necessário também um quadro para que o facilitador (geralmente o empreendedor ou um gerente) possa escrever as opções, um software também pode ser utilizado.

16_recuperando_a

Quando se fala em rotina as pessoas têm pensamentos diferentes, para muitos a é uma vilã, aquela que tira a felicidade dentro do trabalho levando suas tarefas ao tédio, para outros uma aliada importante, porém quase sempre iremos cair em suas garras dentro da empresa.

Sou uma pessoa rotineira, gosto de fazer tarefas em horários pré-definidos e seguir uma ordem de atividades, acredito que a rotina quando boa deve ser preservada pelo empreendedor, aqui vou dar umas dicas para melhorar a rotina:

Aprenda a planejar: Tenho como rotina planejar as atividades do dia no final do dia anterior, deixando minhas atividades mais importantes para o meu negocio como prioridade e sendo as primeiras tarefas que procuro resolver, não planejar é a pior das rotinas.

estratégia do oceano azul

livro_startup

O livro Startup da escritora Jessica Livingston conseguiu passar um fator que é muito esquecido nos cases das grandes empresas de tecnologia e internet, mostrar o lado humano de seus fundadores.

Muitas vezes vemos apenas os sucessos destas empresas, porém não vemos seus problemas, como a falta de recursos, problema com pessoais, incertezas sobre o futuro, o peso das decisões que os fundadores tiveram que tomar, sendo neste sentido o livro é muito feliz. Esta visão se torna inspiradora, uma vez que serve de estimulo para empreendedores, principalmente quando observamos que passaram por problemas que também passamos em nossas empresas.
fraquezas

O sucesso de uma empresa muitas vezes é ligado à figura do empreendedor, sua capacidade de obter resultados e de formar e motivar uma grande equipe. Porem muitas vezes o próprio empreendedor pode desenvolver ações que sabotam a própria empresa, hoje vamos falar sobre algumas destas ações.

Não confiar na sua equipe: O principal atributo para um colaborador é a confiança, se você não monta uma equipe que possui este principio, provavelmente vai criar um clima organizacional extremamente maléfico ao seu negocio.

Não se comunicar bem: Comunicação é essencial em qualquer relação humana, ainda mais dentro de uma empresa, tenha mecanismos que possibilite receber feedbacks sobre ordens dadas e procure sempre compreender bem a mensagem que lhe é passada, não adianta nada seus colaboradores entenderem bem seus recados e você não entender os deles.
Fala pessoal! A dica que trazemos hoje para vocês é muito importante e deve ser seguida por todo cidadão brasileiro que não aguenta mais pagar impostos abusivos. Como sabemos, a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, o que afeta diretamente a vida da população brasileira e, também, das empresas país a fora. E a quantidade de impostos pagos todos os dias é assustadora!
1 trilhão de reais. Este é o valor que o povo brasileiro já pagou de impostos só em 2011. Dá pra acreditar? Pois é, um número alarmante que tende a aumentar ainda mais até o fim do ano. Fato este que deixa qualquer cidadão indignado, certo? Sim, e a dica de hoje tem tudo a ver com isso!
clip_image0013
Conhecemos esta semana o Movimento Hora de Agir, que nasceu com o intuito de dar voz ao povo brasileiro sobre o excesso de impostos que se paga no país. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da FACESP que surgiu num momento oportuno e alarmante: a virada do Impostômetro para 1 trilhão de reais, já no próximo dia 13 de setembro.
Através do Movimento Hora de Agir, nós poderemos demonstrar a nossa indignação e cobrar dos políticos algumas medidas para que este cenário mude de alguma forma. Pelo site da campanha, é possível gravar um vídeo protesto, deixar uma mensagem com sua opinião e enviar um recado para os deputados votarem a favor do Projeto de Lei 1.472/07, que determina que as notas fiscais informem o consumidor sobre o percentual de imposto embutido em cada produto.
O STB – Student Travel Bureau, empresa líder no segmento de turismo jovem e educação internacional, criou uma ação em sua fanpage para incentivar as pessoas a debater os mitos e verdades sobre o intercâmbio. Muito bacana, não? Leia abaixo e saiba mais:
Como funciona
O STB lançou esta semana um espaço para debater os Mitos e Verdades sobre o intercâmbio numa aba especial de sua página no facebook. A idéia é criar uma discussão sobre as impressões que pais e filhos têm sobre as aventuras de um intercâmbio. Comandando toda a discussão, teremos o Maestro Billyrepresentando os pais e a Vick (sua enteada) os filhos.
A cada dois dias uma pergunta ou afirmação sobre o tema será publicada nesta aba especial, sempre mostrando a opinião do convidado à respeito da questão do dia. Na página vocês poderão manifestar sua opinião através do botão curtir e do campo de comentários, para poderem participar efetivamente do debate. O resultado desta importante discussão dará origem a um vídeo case muito bacana produzido pelo STB.