Ferramentas de gestão: Brainstorming

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O Brainstorming é uma das ferramentas mais incríveis da administração, ela possibilita gerar muitas ideias que dificilmente o empreendedor ou seus gerentes conseguiriam sozinho, uma vez que ele utiliza da opinião de pessoas de todos os setores da empresa. Muitas vezes as ideias para resolver um problema saem dos colaboradores que não temos costume de questionar sobre determinado problema, isto torna a ferramenta um importante motor para inovação dentro da empresa. Assim hoje vou mostrar o modelo que utilizo para fazer sessões de Brainstorming.
Numero de participantes: Gosto de utilizar um numero de 6 a 12 pessoas, para um problema amplo ou 4 a 8 para um problema mais localizado dentro da empresa. Aconselho terem colaboradores fora do setor que gerou o problema.
Local e ferramentas: Uma sala tranquila com uma boa mesa redonda ou onde todos tenham o mesmo espaço, será necessário também um quadro para que o facilitador (geralmente o empreendedor ou um gerente) possa escrever as opções, um software também pode ser utilizado.

Importante: Não existe opção não valida, por mais absurda que seja ela deve ser considerada, não deixe seus colaboradores inibidos, um bom brainstorming ocorre em um ambiente criativo e divertido.
Passo a Passo:
1- Defina o problema: O brainstorming é uma ferramenta de resolução de problemas e geração de ideias, para seu melhor desenvolvimento um problema bem formulado é essencial. Seja amplo para descrevê-lo, por exemplo, se existe um problema de comunicação entre vendas e produção, ao invés de: “Precisamos de ideias para melhorar a comunicação” utilize o seguinte: “Como podemos fazer com que as informações do departamento de vendas chegue a produção sem que ocorra perda da qualidade desta informação? O que você acham que ocorre de ruim e o que sugerem para melhorar este ponto?
2- Coloque um limite de tempo ou ideias: Coloque cerca de 30 minutos como limite de tempo e prorrogue ele caso exista muita participação e ideias ainda estão surgindo, um limite de ideias também é viável, porem é importante que a sessão tenha hora de começar e acabar e que seja dinâmico.
3- Faça um ranking das ideias: Após escrevem as ideias faça um ranking das 10 ou 5 melhores, faça isto perguntando aos envolvidos quais foram as que mais gostaram.
4- Selecione a melhor entre as ranqueadas: Crie um método para escolher a melhor ideia entre estas, por exemplo, utilize notas de custo vs viabilidade de cada ideia, procurando assim o melhor custo beneficio, novamente é melhor a participação de todos da sessão.
5- Arquive as outras ideias não escolhidas: Caso a ideia escolhida se mostre inviável utilize outra ideia do arquivo, você vai ter assim diversas possibilidades criativas para a resolução do problema.
Para qualquer dialogo ou novidades siga-me no Twitter: @claudiohenrique

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