Grandes gestores: Lições de negocios de Steve Jobs para nossas empresas

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Poucas pessoas conseguiram transformar uma grande indústria, menos ainda as que conseguiram influenciar mais de uma, e praticamente apenas Steve Jobs teve tanto impacto em tantas áreas diferentes, como a indústria de computadores pessoais, players de musica portátil, venda de produtos multimídia, telefonia móvel e venda de softwares digitais.

Assim sua morte ocorrida ontem, dia 05 de outubro de 2011, causada por um câncer que lutava a anos, então com 56 anos, fez com que o mundo perdesse um dos gênios de sua geração. A sua pratica e seus ensinamentos vão continuar influenciando empreendedores e executivos de todo o mundo, sendo assim hoje vou deixar algumas lições que ele demonstrou para nos:
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Não tenha medo de arriscar: A Apple começou em uma garagem com um investimento muito pequeno, em um mercado que ainda não mostrava sinais de aquecimento, mesmo assim a empresa se tornou em uma gigante, ele comprou a Pixar uma empresa pioneira no campo de animação porem que não era lucrativa, porém transformou-a em uma gigante do entretenimento, deixando assim a lição que melhor o fracasso da tentativa que a incerteza de não arriscar.

Pense fora da caixa: Modelos de negócios e de produtos são importantes para seguirmos na empresa, porém não podemos ficar limitados apenas e eles, Steve Jobs constantemente pegava antigos conceitos e modelos e o transformava em algo comercial e desejado pelos consumidores, mesmo quando as suas ideias eram questionáveis como a eliminação do driver de disquete da linha Mac, que na época era o principal driver de armazenamento de informação, Jobs conseguiu visualizar que pela velocidade do aprimoramento da plataforma PC, em pouco tempo os disquetes se tornariam obsoletos, fato este que se concretizou.
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A melhor força inovadora é a simplicidade: Qualquer um pode usar um produto da Apple sem treinamento, sendo este um discurso que esta na cultura da empresa. Todo esforço é para criar um produto funcional e simples. Mesmo que o processo criativo por traz deste esforço seja muito grande, o produto final se torna único, quem não fica encantado com o Iphone e seu único botão, ou mesmo o numero pequenos de cabo que liga os Imacs. Jobs nos mostra que a simplicidade é o menor caminho entre a empresa e o sucesso.

Foco nos detalhes: Steve Jobs é conhecido como um chefe perfeccionista e chato, capaz de estressar facilmente suas equipes de criação, porém o que acontece é que sua busca pela perfeição em cada detalhe dos produtos, desde a cor ao designer da embalagem, tudo passa por seus olhos, fazendo com que cada produto tenha um imenso cuidado com cada detalhe, transformado eles em praticamente uma obra de arte. Assim ele nos ensina que você deve ver seus produtos pela logica de um consumidor chato e exigente, fazendo todas as modificações para transformar a experiência daquele produto.

Paixão: Steve Jobs era um apaixonado por aquilo que fazia, buscando sempre entregar o melhor produto dentro dos princípios de sua empresa, mesmo doente se manteve ativo na empresa até ficar fortemente debilitado, o que mostra que sua paixão pelo negocio, empresa e pelos produtos era algo contagiante.

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Contrate as pessoas certas: O perfeccionismo do Jobs só era possível pois ele sempre se cercou de funcionários excepcionais, podendo assim cobrar deles algo muito acima da media de mercado, tão importante como sua busca pelo melhor é se cercar pelo que o mercado tem de melhor.

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