Resenha da semana: O príncipe
Hoje vou falar do terceiro livro da nossa serie de resenhas, que assim como os outros também foi escritos há séculos passados, mais precisamente em 1513 na Itália. Assim como O livro dos cinco anéis e A arte da guerra, mesmo escrito em épocas passadas, seu conhecimento pode ser utilizado facilmente no mundo contemporâneo. Seu autor foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) cidadão e servo na Republica de Florença na Itália, além de escritor foi filosofo politico, diplomata e é considerado por muitos uns dos fundadores da ciência politica moderna.
O livro pode ser visto como um manual com enfoque politico, onde ele tenta ensinar o “príncipe” os princípios na qual ele deve gerir seu reino para ter sucesso, sendo a parte das relações politicas o principal ponto abordado no livro. Ele procura mostrar como os fins justificam os meios para conseguir conquistar a estabilidade politica de um principado, mais podemos fazer um paralelo com a empresa, caso adaptado para nosso contexto, muitas dos ensinamentos podem ser reaplicados.
Tratando desde comunicação como motivação, o autor nos oferece uma grande gama de insights para conseguirmos prosperidade no ambiente politico que permeia as empresas, leitura mais do que recomendada.
0 comentários:
Postar um comentário