Os desafios que cercam a pequena empresa são inúmeros, porém em tempos de um possível aquecimento do mercado, onde existem tantos benefícios para todas as empresas, como a possibilidade de um crescimento real. Todavia este aquecimento pode trazer um problema que atinge principalmente as pequenas empresas, a disputa por funcionários.
Esta disputa ocorre principalmente pelo aumento do numero de vagas em grandes empresas, o que pode causar uma perda de funcionários que as buscam por conta da sensação de segurança que estas empresas proporcionam. Assim a pequena empresa precisa criar uma política que possibilite que seus funcionários não se sintam seduzidos por estas vagas.
Abaixo seguem 5 dicas para facilitar as empresas a desenvolver sua política para a retenção de seus funcionários.
Tenha como prioridade o reconhecimento do funcionário: A pequena empresa possui como uma característica positiva a capacidade de gerir melhor seus funcionários e seus feitos. A empresa pode monitorá-los com melhor qualidade, podendo assim reconhecê-los quando fazem uma ação positiva para sua empresa, coisa que às vezes é muito difícil para uma empresa grande que possui geralmente muitos colaboradores por líder, e nada motiva mais do que ser reconhecido na empresa.
Crie um ambiente desafiador: Não coloque seus funcionários apenas para fazer tarefas rotineiras, isto pode ser frustrante para a maioria deles. Assim possibilite que seus funcionários tenham espaço para propor soluções para os problemas, que possuam metas escolhidas também por eles, e remunere os por isto.
Dê feedbacks constantes: Não deixe seu funcionário perdido no vácuo após alguma tarefa importante, dê a ele retorno sobre suas ações, proponha melhorias e elogie os acertos. Isto vai moldar um funcionário que se identificar mais com a empresa, possuindo assim sua identidade.
Permita a eles crescerem na empresa: Uma pequena empresa bem gerida tem tudo para crescer, porém muitos gestores não valorizam aqueles funcionários que começaram com ele, dando novos cargos importantes para novos funcionários externos, e isto pode ser extremamente frustrante. Assim permita que seus funcionários se desenvolvam junto com a empresa, ajudando a se formarem de acordo com as novas necessidades que a empresa necessita.
Seja transparente com seus funcionários: Permita que seus funcionários tenham acesso a informações dentro da empresa, divulga resultados e se possível permita que os mesmos participem dos mesmos. Mostre quando as metas são batidas e quanto faltou para conseguirem. Mostre como funcionam as operações e pergunte como isto pode ser melhorado. Não tenha medo de divulgar informações, com o tempo você encontra o equilíbrio entre aquilo que deve ficar transparente e aquilo que não deve
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