A precificação de um produto é quase uma arte. Não existe mais apenas multiplicar o valor pelo mark-up médio de sua empresa no caso dos varejos e atacados, ou mesmo lançar o produto com o preço baseado em achismo o caso da indústria, pois diversos fatores influenciam a criação de valor e sua percepção pelo cliente o que ocasiona grande influencia no preço final cobrado do cliente.
Preços pequenos comem sua margem, preços muito altos encalham o produto. Porém se seguir alguns preceitos é possível valorizar o seu produto, por exemplo, imagine um bom cosmético vendido por um preço abaixo de sua real qualidade, caso o supermercado coloque este produto em uma área reservada dentro do supermercado, com um preço muito superior, provavelmente manterá vendas semelhantes. Muitos produtos acabam sendo lançado dentro do valor não ideal para o mesmo.
Abaixo segue algumas dicas para melhor visualizar a precificação do produto:
Compreenda o ciclo de vida do produto: Cada tipo de produto possui um ciclo de vida diferente, algumas empresas usam estratégias de preços baixos para conquistar mercados no inicio do ciclo, outras já preferem lançar o produto com preços mais altos a fim de torná-lo um produto de desejo antes de massificar sua venda. Entenda qual a estratégia seus concorrentes utilizam para o lançamento e planeje com esta base.
Cobre pela exclusividade: Quanto mais exclusivo e único for seu produto, maior a capacidade de gerar valor ao cliente. Um terno sobre encomenda é mais caro que um feito em escala, então não venda produtos exclusivos na mesma margem de preço dos feitos em escala, infelizmente algumas pequenas empresas oferecem produtos exclusivos ate por preços menores do que encontrados no mercado por similares não exclusivos.
Saiba se posicionar: O seu posicionamento mercadológico diz muito seu preço final, como você quer ser visto junto aos seus concorrentes, um produto de maior valor beneficio e maior valor? Um de mesmo beneficio ou menor custo? Todas estas questões devem se levantadas.
Brigue por bons espaços de exposição: Caso você seja uma indústria, lute pelos melhores espaços dentro dos varejos e atacados, mesmo que tenha um custo extra em relação a esta posição, uma boa posição em uma loja pode alavancar suas vendas sensivelmente.
Veja suas prateleiras como uma área de aluguel: Aqui é o contrário, no caso do varejo e do atacado, eles devem imaginar que sua área de exposição de produtos como sendo um centro comercial, os produtos para ocuparem os melhores locais devem pagar um aluguel compatível com a posição que ocupam, não adianta colocar os piores produtos, com menor margem e giro nos piores locais.
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