É muito difícil para qualquer pessoa não saber para onde estamos indo. Nos como empresários geralmente temos o mínimo de vendas e lucratividade que é necessário para passar do ponto de equilíbrio e nos retorna a rentabilidade desejada.
Para os empregados é a mesma coisa, é muito difícil quando uma equipe não possui uma meta, não sabe o quão longe devem ir ou o mínimo para serem considerados produtivos, assim o uso de metas se faz tão necessário nas empresas. Então resolvi dar algumas dicas de como trabalhar melhor suas metas:
Desenvolva metas claras: Não adianta virar para seu chão de fabrica e falar que necessitam trabalhar melhor para aumentar seu market share em 2 pontos ate o final do ano. Não use jargões ou uma linguagem que poucos entendem, seja claro, principalmente com quem não estar acostumado com termos técnicos.
Metas devem ser mensuráveis: O que você não mensura você não controla. Simples assim!
O tempo é fundamental: Suas metas devem ser possíveis de serem alcançadas no tempo estimulado, geralmente aconselho em intervalos de um ano.
Revisão é importante: As mudanças são muito rápidas no mundo de hoje, isto faz com que as revisões das metas devem ser feitas constantemente, adequando à nova realidade.
Suas metas devem transmitir a missão de sua empresa: Suas metas devem traduzir a missão, os valores e objetivos de sua empresa.
E você quais dicas tem para metas mais eficazes?
A maior carência dos empresários brasileiros é a falta de metas claras! Infelizmente, não temos a cultura de traçar nossas metas e objetivos, nem mesmo em nossas vidas pessoais. Mas, escrever nossos objetivos pessoais para o ano e traçar as metas necessárias para alcançá-los é a maneira mais simples de se habituar a esta prática. O ato de escrever as metas é a primeira fase da materialização desta ideia. Ou seja, colocando as metas no papel já podemos considerá-las “em andamento”.
ResponderExcluir